Nos dias de hoje, em que se fala e se usa muito os sistemas para portas de correr, é normal que a modernidade nos induza muitas das vezes, a usar o que está mais em evidência, mas não podemos nos esquecer de sistemas que ainda são muito usados e que possuem grande eficiência.

São as roldanas, que podem ser côncavas ou retas e ter duas ou quatro rodas. Vamos falar nesta postagem sobre as côncavas. Elas são de boa qualidade, suportam um peso máximo de 40 kg e funcionam muito bem mesmo. Seus eixos são de aço e suas rodas são de nylon, e elas possuem um formato côncavo.


Roldana simples e Roldana dupla


Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


São esses formatos côncavos que fazem a diferença no bom funcionamento desses rodízios. Eles trabalham em um trilho de alumínio que também possuiu duas partes que são arredondadas. O encaixe é perfeito e o funcionamento também. Neste sistema, não há a necessidade de nenhuma guia nas roldanas, pois o encaixe da parte côncava das rodas com a parte arredondada do trilho, já formam uma guia na parte superior que impede que as rodas "saem dos eixos".

Detalhe do formato da roda e do trilho

Para o funcionamento ficar ainda melhor, é feito um rasgo na parte inferior da porta, coloca-se um perfil "U" de alumínio embutido ali e fixa-se no chão um pino-guia que vai justamente guiar a porta, para que ela não saia do curso inferior que foi planejado para ela.

Pino-Guia e seu funcionamento

Esses rodízios são usados em portas de passagem para banheiros, quartos, cozinhas e etc.. Para os armários eu aconselho outros tipos de sistemas que foram feitos especificamente para estes casos. Se quiser saber sobre esses outros sistemas, pode ir na seção Marcadores que fica ao lado e clicar em Sistemas para portas de correr. Alguns links desses sistemas:

 
Para porta de passagem, você pode usar também outros sistemas mais sofisticados, que geralmente é usado em salas e divisores de ambientes. Um exemplo destes sistemas pode ser este:


As opções são diversas, basta você escolher o que ficar melhor no ambiente.

2 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. posso colocar uma porta maciça em um trilho de roldana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana.
      Sendo uma porta maciça, eu aconselharia usar um sistema para portas mais pesadas, o DN80 por exemplo.

      Excluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem