Imagino que muitas pessoas fazem essa pergunta, quando pensam em fazer um armário e cogitam a possibilidade de fazê-lo por etapas. Vou tentar solucionar esta dúvida nesta postagem, usando como exemplo um armário que fiz nessas condições.



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


Geralmente, esta ideia de fazer um armário por parte surge quando se trata de um móvel grande, para poder dividir também os gastos por parte, mas em alguns casos isso não é aconselhável.
Vamos ver então alguns casos e as possibilidades de se fazer isto:

Armário de cozinha

Este é um armário que eu considero mais fácil de se fazer por etapas. Por exemplo, as fotos desta postagem são de um armário que eu fiz, um ano e meio depois de ter feito a primeira etapa.



Foi feito da mesma forma que o outro: em laminado branco taxturizado, portas com as bordas arredondadas, a mesma dobradiça de pressão e o mesmo modelo de puxador. Para ajudar, veja a postagem da primeira etapa e faça uma breve comparação:


Alguns pontos que devemos nos atentar para fazer um armário de cozinha por etapas:

1 -  Cor

Deve-se ter em mente que algumas cores saem de linha quando as fábricas fazem seus catálogos, por isso, para fazer por etapas use cores como branco, preto, marfim, que dificilmente saem de linha.

Outro dica sobre as cores é usar o mesmo fabricante, pois do contrário, as cores podem variar a sua tonalidade e a textura com certeza é diferente. Esta é uma atitude que deve ser tomada pelo seu profissional marceneiro.

2 - Puxadores

Se puder, compre todos os puxadores de uma só vez, mesmo que não use todos no momento, dessa forma evita o transtorno de não achar o mesmo modelo mais tarde.

3 - O profissional

É importante manter o mesmo profissional, só ele saberá com certeza o material que foi utilizado, a técnica que foi aplicada e muitas outras questões.


Armário de quarto

É um caso mais complexo, se for feito em MDF laminado não tem muito problema, sendo uma cor que não saia de linha facilmente. Sendo em folha de madeira, aconselho fazer tudo de uma vez, pois o profissional compraria o compensado folheado ou mesmo as folhas de madeira de uma só vez, evitando as diferenças de tonalidade das folhas.


Em outros ambientes

Já em outros lugares da casa não vejo necessidade de dividir em etapas, visto que os móveis desses ambientes, geralmente são de pequeno porte, como um armário de banheiro, lavabo, área de serviço, escritório, sala e etc.

Temos que ter em mente que nem todo ambiente ou armário dá pra fazer isso. Uma sala onde tem o rack, mesa de centro, de canto, bufett e outras coisas, é bom fazer tudo de uma vez pra ficar tudo com a mesma tonalidade. Eu fiz uma sala por etapa, fui feliz em achar as folhas do compensado com o mesmo tom e ao meu ver deu certo, mas é um risco. Compare e veja como ficou:


Sei que sobre este assunto cada um pode ter uma opinião, então, se você quiser, faça um comentário deixando a sua opinião e enriquecendo esta postagem.

Deixe seu Comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem