Responda a essa pergunta: você tem ou já teve um armário, em que o material usado em sua fabricação fosse o aglomerado? Ele é muito comum e muito usado e é sobre este material que vamos falar um pouco nesta postagem.

O nome aglomerado é uma coisa bem lógica, pois a chapa é formada por um aglomerado de partículas de madeira. São usadas na fabricação dessas chapas, madeira de reflorestamento como o eucalipto, o pinus e também madeiras que por algum motivo não tenham mais nenhuma serventia.



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


Em seu processo de fabricação, as partículas mais finas são usadas nas faces e as mais grossas ficam no meio da chapa. São adicionadas à essas partículas de madeira, resinas, catalizadores e outros produtos químicos com a finalidade de evitar o mofo, o ataque de insetos e a propagação do fogo. Quando todos esses elementos são misturados, essa massa é levada para ser prensada, recebe uma alta temperatura e é levada para ser aparada. O tamanho padrão é de 2,75 x 1,83 m.

Esse material não tem acabamento, podendo assim ser aplicado qualquer tipo de laminado, seja ele laminado plástico ou de madeira, dependendo de qual será o uso da peça.

Duas vantagens interessantes deste material é que ele não propaga chamas e não empena, mas como nem tudo é perfeito, ele também possui desvantagens. Uma delas é que ele não aguenta receber pregos e nem parafusos que não sejam apropriados, pois corre-se o risco de rachar. Em função disto, é aconselhável que se use dispositivos de montagem, cavilhas e cola na montagem dos móveis feitos com o aglomerado de madeira.


Essas placas começaram a ser fabricadas aqui no Brasil no ano de 1966, e hoje é possível ver esse material ser aplicado em diversas situações, como nas estruturas dos móveis(base, tampo, laterais), nas portas, em tampos de mesa, divisórias e etc..

Não sei qual foi a tua resposta à pergunta feita no primeiro parágrafo. Mas pra quem tem armário feito com aglomerado de madeira, aconselho que evite deixá-lo em lugares que possa pegar água ou umidade e quando for desmontá-lo por algum motivo, faça com cuidado, se possível pedindo a ajuda de um profissional.

Espero que estas informações possam ajudá-los a entender um pouco mais sobre este material muito usado pela indústria moveleira.

1 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. Interessante informação, inclusive este material é bastante utilizado nos móveis de escritório ... É isto??

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem