Quero falar com vocês nesta postagem, sobre um material que começou a ser fabricado no Brasil nos anos 40 e que na década de 70 atingiu um patamar elevado na sua produção, que é o compensado.



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


Eu gosto muito do compensado, pois é um painel produzido com lâminas extraídas da madeira. Ele é composto de três ou mais lâminas, que são unidas sempre em sentido contrário à outra e sempre em número ímpar. Esse é um detalhe bem interessante, pois colocar em número par aumenta a possibilidade de empenar a peça. As lâminas de madeira são extraídas por meio de dois processos, o torneamento e o faqueamento.
_
No torneamento a tora de madeira sem a casca é presa a um torno que fica girando e neste sentido, são retiradas as lâminas. É parecido com o descascar de um laranja. Essas lâminas são usadas na fabricação do compensado.

No faqueamento, A tora é presa pelos lados, também sem a casca, e uma faca do comprimento da tora vai fatiando a madeira produzindo lâminas únicas com desenhos naturais da madeira, que por sinal são desenhos muito bonitos. Essas lâminas são usadas para encapar o compensado laminado folheado, revestir armários, pisos, portas e etc. São peças de maior valor comercial.


Esses compensados existem em várias espessuras e em diversos tamanhos. A medida mais usada é 2,20 x 1,60 m, mas tem com comprimento de 2,50 m, 2,75, isso depende do tipo e do fabricante do compensado.

Mesmo com a chegada do agrolomerado e do MDF, o compensado continua sendo utilizado e os maiores usuários deste material somos nós, os marceneiros. As grandes indústrias estão optando pelos outros materias.

Assine nosso feed, para ficar sempre por dentro das novas postagens. 

8 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. Irmão Edem,
    Os seus posts tão técnicos e ao mesmo tempo simplificados servem para profissionais e me dá até vontade de praticar como robby.
    Paz.

    ResponderExcluir
  2. Edem,

    Bom dia, amigo! Muito obrigado pelo convite de amizade via diHITT. Vim conhecer o seu blog e estou encantado com o seu trabalho. Parabéns! Tudo muito organizado com ótimas ilustrações e um texto de fácil compreensão. Tenho paixão pela marcenaria! É uma arte que faz trabalhos lindos. Na minha adolescência cheguei a trabalhar com aerografia e arrisquei alguns cortes em madeira. Adoro artesanato, mas a minha alegria durou pouco. Sou super alérgico e a química das tintas balançou bastante a minha saúde. Tenho saudades daquele tempo. Estou levando o seu banner comigo para guardar no meu blog. Assim não perco o caminho para ver as novidades. Muito obrigado pela sua amizade. Bom final de semana! Forte abraço para você e toda família. Paz e Luz! Renato_ò/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana Lucia Nicolau!
    Obrigado e volte sempre que quiser!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pastor Altemar Rocha!
    Obrigado Pelo comentário e Tente praticar quando surgir a oportunidade! É muito prazerosa essa arte.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Renato HappyBlue!
    Obrigado pelos comentários. Eu tbm gosto muito do meu trabalho.Faço com prazer! Também peguei seu banner e vou compertilhar aqui no meu blog.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Edem,
    Parabéns pelo blogg, sempre dou uma olhada, pois estou fazendo um "projeto" de armário para a minha conzinha e tenho lido bastante sobre marcenaria. Eu queria saber o que você acha do formplas (laminado PET), você usa ou recomendaria o uso do mesmo?
    Obrigada,
    Renata.

    ResponderExcluir
  7. Renata,
    Eu acho ele um bom material. Uso apenas nas portas que possuem as bordas boleadas, nas outras partes eu uso o laminado plástico mesmo, a chamada "fórmica".

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem