Um certo tempo atrás, eu fiz um trabalho bem interessante. O cliente queria um armário onde ele pudesse guardar algumas coisas em gavetas e também colocar roupas. No decorrer da conversa, ouvindo as suas questões em relação ao móvel, fui idealizando o armário e na marcenaria fiz o projeto. O resultado da necessidade, da idealização e do projeto do móvel, você vai ver nesta postagem. Confira!



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


O material usado na confecção deste armário foi o MDF laminado banco texturizado e as gavetas instaladas com corrediças telescópicas. Nas bordas o acabamento foi com a fita de pvc, inclusive nos vazados que fizemos. Deu um trabalhinho, mas ficou bem legal.


Falando dos vazados do móvel, a função deles é de ventilação para as roupas, tanto para as limpas como para as sujas. Note que o primeiro tampo do armário é dividido e possui uma dobradiça visível na parte de trás. Essa divisão é justamente a divisão dos cestos das roupas e você vai ver essa divisão mais adiante.

Veja ainda que esses vazados seguem uma lógica, eles acompanham a mesma posição e alinhamento dos puxadores cavados das gavetas, de um lado é o cesto do outro são as gavetas. Inclusive, a primeira cava da esquerda que é a do cesto, não serve apenas para ventilação, mas também como um espaço para levantar o tampo do cesto.






E como isso funciona?

Você deve está se peguntando: mas afinal, como isso funciona?

O tampo do cesto foi dividido ao meio e nesta divisão instalamos dobradiças invisíveis, para que o tampo seja aberto por etapas. Na primeira etapa, abrimos o primeiro cesto que é o que contém mais vazados para ventilação e que é reservado para as roupas sujas, na segunda etapa, abrimos o segundo cesto que possui apenas um lado vazado para ventilação e que é reservado para as roupas limpas.

Veja as fotos seguintes, elas demonstram esse funcionamento explicado no texto.





Últimas considerações sobre o móvel

Alguns detalhes que vale a pena ressaltar:

1- O uso da dobradiça invisível. Com o seu uso o tampo ficou limpo, sem nada para atrapalhar o apoio de utensílios;
2- A separação dos cestos sem os vazados. Isso impede que o odores da roupa suja passe para a roupa limpa do cesto ao lado;
3- A separação dos cestos ficou um pouco recuado para trás (veja na penúltima foto). Isso não foi um erro, foi de propósito. Esse recuo facilita na hora de levantar o tampo e não prende os dedos na hora de abaixar o tampo.

Eu sou bastante criterioso em meus serviços e nesse não foi diferente. Ao meu ver, todo o conjunto deste móvel ficou legal e os detalhes do seu funcionamento me agradaram muito.

Mas essas são as minhas considerações e eu gostaria de saber o que você achou deste móvel. Então, deixe a sua opinião sobre este móvel na caixa de comentários logo abaixo, o seu comentário será muito bem-vindo!

8 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. Ficou muito legal, a idéia foi ótima, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. gostei sim,cara.muito legal mesmo
    aliás,faz tempo que não aparece postagens novas(eu assino alertas do google)
    mas essa idéia foi boa mesmo,parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dvan. Estive um pouco ocupado durante um tempo, mas valeu, pois voltei com uma postagem bem interessante! Obrigado por acompanhar o meu blog!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Eu adorei... gosto de móveis práticos e diferentes e este me parece ser.... Talvez eu queira um desses tbm... PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. Poxa adorei o cesto de roupa, ia até pedir um orçamento mas você é do Rio e eu de São Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem