Você já parou pra pensar, que a primeira coisa que as pessoas vêem quando visitam uma casa é a porta? Às vezes não damos a devida atenção para ela, quando planejamos a decoração dos vários ambientes da nossa casa e isso é importantíssimo. Dar uma atenção especial para a porta da casa, pode fazer toda diferença. Nesta postagem vou falar sobre essa Porta Pivotante que eu fiz, que desta vez não foi para a casa de nenhum cliente, foi para a minha própria casa.



Siga o Edem Marceneiro: Instagram  |  Youtube  |  Facebook  |  Twitter


Quando eu estava fazendo o acabamento dessa parte da minha casa, minha esposa me fez um pedido: que eu fizesse uma porta grande para a sala. Dizem que "em casa de ferreiro o espeto é de pau", uma alusão de que as pessoas não conseguem fazer as coisas pra elas próprias, porém, em tenho conseguido fazer algumas coisas para mim mesmo, e essa porta é uma delas.

Eu fiz um vídeo onde eu falo e mostro os detalhes desta porta, sugiro que veja este vídeo ao terminar a leitura desta postagem, pois ficou bem bacana também e com informações adicionais!


Essa é uma porta pivotante e foi feita em madeira maciça de Jequitibá. Ela mede 2,40 x 1,20 (A x L)  e sua espessura é de 57 mm. Eu usei doze pranchas de madeira e fiz a união delas, usando o sistema de respiga, algo parecido com a imagem abaixo.


Como eu disse acima, a entrada da nossa casa é a primeira coisa que as pessoas vêem, quando nos fazem uma visita, então, é importante que a porta seja bonita como também a entrada da casa. Veja como ficou.
 


Para destacar cada prancha da madeira de Jequitibá usada na porta, eu fiz frisos entre elas, mas não fiz frisos retos como já é de costume, os frisos foram feitos em 45º. Retirei as quinas retas de cada madeira no ângulo de 45º e ao juntar as peças, formou-se os frisos que fazem a separação das pranchas de madeira.


Devido o tamanho desta porta, eu utilizei um puxador de 120 cm e como eu disse no vídeo que postei em meu canal, decidi usar uma fechadura com chave multiponto de três pinos, pois achei que valia a pena usar esse tipo de fechadura por conta do porte da minha porta.



O caixonete desta porta também foi feito em madeira Jequitibá e eu não quis colocar alisares neste caixonete, para tanto, eu fiz frisos de 5 mm x 5 mm entre o caixonete e a parede, para fazer a separação entre a madeira e a alvenaria, pois essas duas coisas geralmente não combinam bem (tenho longa experiência nisso... rs).


Um detalhe desta porta foi o seu peso. Eu não pude pesar, mas acredito que essa porta esteja pesando algo entre 150 kg e 180kg, não menos que isso. Foi muito difícil transportá-la. Precisei de quatro pessoas para fazer isso. Para a Instalação, eu utilizei dobradiça pivotante (ou pino pivotante) em aço inox escovado para portas de até 300 kg.


Para o acabamento desta porta, eu utilizei o verniz o verniz PU fosco, fica muito bonito e não fica com o brilho que eu particularmente não gosto muito.

Vou mostrar aqui outras imagens desta porta, para que veja cada detalhe.





Quer ver outros modelos de portas pivotantes? leia esta postagem onde também falo sobre o assunto e mostro outros modelos para a sua inspiração: Portas Pivotantes.

Fica a minha dica, não ignore a porta de entrada da sua casa, pois ela é o cartão de boas vindas para os seus visitantes, sejam pessoas da família ou amigos.

3 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. Ficou muito boa. Dá uma impressão ótima pra quem chega. Muito legal seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edem, estou procurando orçamento para fazer uma porta desta: 2,40m x 1,20m. Se você faz e consegue entregar na Bahia, peço enviar o orçamento (hugococ@gmail.com). Grato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem